Segundo a Reuters, que cita fontes norte-americanas, a explosão foi provocada por um bombista suicida.
Numa mensagem na rede social Twitter, o porta-voz do Pentágono, John Kirby, disse que se tratou de um ataque com duas explosões junto ao aeroporto de Cabul, confirmando informações de testemunhas que falam em vários mortos e feridos.
Kirby confirmou ainda que algumas das vítimas são norte-americanos, depois de vários meios de comunicação social relatarem cerca de uma dezena de mortes e vários feridos.
We can confirm an explosion outside Kabul airport. Casualties are unclear at this time. We will provide additional details when we can.
— John Kirby (@PentagonPresSec) August 26, 2021Há
First picture emerges: #HKIA pic.twitter.com/lnV2WY94gR
— EsfandRoberts (@EsfandRoberts) August 26, 2021Reportan explosión en el exterior del aeropuerto de Kabul. pic.twitter.com/AhAhQz2Ljl
— Correo dela Axarquía (@correoaxarquia) August 26, 2021Já o porta-voz do regime Talibã, Zabihullah Mujahid, recorreu á mesma rede social para condenar o atentado e justificar que as explosões ocorreram dentro da área de controlo militar dos EUA. "O Emirado Islâmico condena fortemente os ataques bombistas no aéroporto de Cabul", disse, acrescentando que "ocorreu na área onde as forças americanas são responsáveis pela segurança".? Now near the site of the second #explosion in #Kabul #Afghanistan pic.twitter.com/rsYNQQqlh8
— tikleak (@tikleak) August 26, 2021
Um homem que tentava apanhar um voo para fugir de Cabul, no momento da explosão, contou à BBC os momentos de terror que viveu na tarde desta quinta-feira.
"Corpos, carne e pessoas foram atirados pelos ares", disse Milad, que estava no local da primeira explosão, à agência de notícias AFP.
"Quando as pessoas ouviram a explosão, houve pânico total. Os talibãs começaram a atirar para o ar para dispersar a multidão no portão", disse uma segunda testemunha.
"Eu vi um homem a correr com um bebê ferido nas mãos".
"Eu nunca mais vou querer ir (para o aeroporto) novamente. Morte à América, à sua evacuação e vistos", disse uma um homem que esperava que o ajudassem a embarcar num voo com a esposa e os três filhos.