Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Homem forçado a escolher entre familiares infetados com Covid-19 por falta de camas hospitalares

Jacarta sofreu um dos maiores surtos de Covid à escala mundial.
Correio da Manhã 14 de Agosto de 2021 às 14:18
Cemitério em Jacarta, Indonésia
Cemitério em Jacarta, Indonésia FOTO: Getty Images
Jacarta, capital da Indonésia, sofreu um dos maiores surtos de Covid à escala mundial e isso originou um verdadeiros caos nos sistemas de saúde locais com falta de camas nos hospitais para quem delas precisasse. 

O número de mortos do surto de julho é incerto uma vez que o ministro da saúde local apenas tem registo dos que morreram em contexto hospitalar, porém estima-se que centenas tenham morrido em casa. À população de Jacarta foi aconselhado o isolamento em caso de assintomáticos ou sintomas leves. A Associação Médica da Indonésia afirma que esse conselho não foi o mais acertado uma vez que muitos acabaram por morrer por falta de acesso a cuidados médicos. 

A família de Fakhri Yusuf foi uma das vítimas desta falta de assistência médica. Em julho, a variante Delta varreu a Indonésia e fez com que o sistema de saúde do país colapsasse. Quando Warna, pai de Fakhri, testou positivo à Covid-19 nada fazia prever que a situação piorasse uma vez que não apresentava sintomas. O homem, motorista de 62 anos, testou-se após o seu chefe ter testado positivo e isolou-se em casa uma vez que era assintomático. 

Após o isolamento, a mãe e irmã de Fakhri também testaram positivo e não demorou muito até que os três precisassem de cuidados médicos. 

"Tentei registar todos no hospital, mas eles só podiam aceitar uma pessoa", conta Fakhri. "Todas as leitos do hospital estavam totalmente ocupados. Então decidimos mandar minha irmã (para o hospital)", explica.

Warna morreu no dia 6 de julho. Fakhri afirma que ligou para o centro de saúde local, mas nenhum estava disponível para levar o corpo uma vez que centenas de pessoas tinham morrido naquele mesmo dia.

Só conseguiu levar o corpo e dar-lhe um funeral digno através de uma organização não-governamental da qual é voluntário. 
Covid-19 Jacarta Indonésia Covid Warna Fakhri Yusuf questões sociais saúde política
Ver comentários