A polícia afirmou que as causas da morte eram desconhecidas e lançou uma investigação. A hipótese de suicídio não está excluída.
O corpo de Berezovsky foi descoberto na casa de banho da sua mansão em Ascot pelos serviços de emergência alegadamente chamados por vizinhos. Segundo um dos seus advogados, o oligarca, que se encontrava exilado no Reino Unido desde 2000, poderá ter--se suicidado, uma vez que andava "muito deprimido" devido a "graves problemas financeiros". O filho do magnata, Egor Schuppe, também revelou que o pai estava muito deprimido.
Berezovski iniciou-se nos negócios como vendedor de carros durante a Perestroika. O seu poder financeiro e político aumentou depois de controlar, a partir de 1994, a cadeia de televisão ORT, que usou para lançar Boris Ieltsin à presidência. Foi nesse ano, aliás, que sobreviveu à primeira de muitas tentativas de assassinato. Quando Putin ascende ao poder e declara guerra aos oligarcas, o confronto foi inevitável: o presidente conseguiu reaver o controlo da ORT e o magnata abandonou a Rússia, exilando-se no Reino Unido, enquanto no seu país era condenado a prisão por branqueamento de capitais e desvio de fundos.
No ano passado, Berezovski perdeu uma duríssima batalha judicial de 3,7 milhões de euros com o seu compatriota Roman Abramovich, dono do Chelsea, e agora travava outra ‘guerra’ em tribunal com a ex-mulher Yelena Gorbunova, que lhe exigia uma pensão milionária.
Berezovski, recorde-se, foi amigo de longa data do agente secreto russo Alexander Litvinenko, envenenado em Londres, em 2006, com polónio 210. n