Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Inundações provocadas pelo Furacão Ida nos EUA fazem pelo menos 28 mortos

Chuvas torrenciais fizeram vítimas mortais, levaram a cortes de estradas e deixaram milhares de pessoas sem eletricidade.
Francisco J. Gonçalves 3 de Setembro de 2021 às 08:56
Equipas de salvamento recorreram a barcos de borracha para resgatar dezenas de pessoas isoladas pela subida da água
Equipas de salvamento recorreram a barcos de borracha para resgatar dezenas de pessoas isoladas pela subida da água FOTO: MIKE SEGAR/Reuters
As violentas cheias que atingem os estados de Nova Iorque, Nova Jérsia e Pensilvânia mataram pelo menos 28 pessoas, mais de metade das quais na cidade de Nova Iorque. As inundações são o resultado do impacto do enfraquecido furacão ‘Ida’.

A maior parte das vítimas perderam a vida em caves de edifícios da cidade. A situação foi agravada no Sul de Nova Jérsia por um violento tornado que destruiu várias casas em Mullica Hill. A tempestade deixou mais de 150 000 casas sem eletrecidade.

Há casos de condutores imobilizados na estrada desde quarta-feira, dia em que mais de 150 mil residências ficaram sem eletricidade nos três estados mais afetados pela devastação final da intempérie.

As chuvas de quarta-feira causaram em poucas horas inundações com mais de 20 cm de altura, transformando estradas, ruas e túneis do Metro em verdadeiros rios e forçando as equipas de socorro a usarem barcos de borracha para resgatar dezenas de pessoas isoladas.

Centenas de passageiros foram retirados dos túneis e das carruagens do metro imobilizadas a meio da viagem em Nova Iorque. Vídeos partilhados on-line mostram o momento em que uma verdadeira catarata invadiu a paragem da rua 28.

O ‘mayor’ de Nova Iorque, Bill de Blasio, criticou as previsões meteorológicas, que não anteviram a dimensão do drama. “As previsões dos melhores peritos são desmentidas em minutos”, afirmou, lembrando que, na quarta-feira, estavam previstos um total entre seis a dez centímetros de chuva.


Ver comentários