Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Jovem que não come há seis anos torna-se chef de cozinha

Loretta Harmes sofre de doença rara e é alimentada por sonda.
Correio da Manhã 5 de Maio de 2021 às 20:30
Loretta Harmes
Loretta Harmes FOTO: Direitos Reservados / Instagram

Uma jovem inglesa, Loretta Harmes, não come há seis anos, após descobrir que sofre de Síndrome de Ehlers-Danlos, um distúrbio hereditário que afeta os tecidos conjuntivos. No caso de Loretta Harmes, a doença deixou o estômago parcialmente paralisado, impedindo a digestão de comida sólida e agora alimenta-se através de uma sonda.

Em entrevista à "BBC", a cozinheira contou que costumava sentir dores de barriga depois de comer. Com medo de se alimentar, Loretta Harmes sofreu de anorexia durante parte da adolescência, chegando a pesar apenas 25 quilos. Só viria a descobrir a doença, em 2015, com 23 anos.

"Os alimentos líquidos são desviados do estômago e vão diretamente para a corrente sanguínea", explicou a cozinheira, acrescentando que, através da sonda, conseguiu recuperar o peso ideal.

Apesar da condição, a jovem nunca perdeu a paixão pela cozinha. Na rede social Instagram é conhecida pela página ‘Can Eat Can Cook’, onde partilha fotos e vídeos das suas receitas com os quase 25 mil seguidores.

A doença rara afeta uma em cada 150 mil pessoas e não existe cura.

Loretta Harmes Lorreta Harmes saúde doenças doenças questões sociais
Ver comentários