Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Jovens belgas com 16 anos vão poder votar nas eleições europeias

Medida vai permitir que 270 mil menores se dirijam às urnas.
Correio da Manhã 20 de Maio de 2022 às 16:06
Eleições
Eleições FOTO: Getty Images
Na Bélgica, os jovens com 16 anos poderão votar nas próximas eleições europeias, avançou o El País. A medida aprovada foi proposta pelo Partido Verde e já estará em vigor em 2024, quando será constituído o próximo mandato do poder legislativo da União Europeia.

Até à data, só a Áustria e a Malta aceitavam o voto nesta faixa-etária e a Grécia a partir dos 17 anos, afirmou o jornal espanhol. O deputado dos verdes, Guillaume Defossé, descreveu o direito a sufrágio como “um compromisso de explicar, consciencializar e incentivar os jovens a ocuparem o seu lugar na nossa sociedade". Com a nova regra, 270 mil menores que residam na Bélgica poderão exercer a sua intenção de voto, nesta circunstância.

O país encontra-se a seguir as indicações feitas pelo Parlamento Europeu, que lançou este mês um relatório que "recomenda [aos Estados-Membros] que estabeleçam a idade mínima para o direito de voto aos 16 anos, sem prejuízo dos regulamentos constitucionais em vigor que estabelecem uma idade mínima para votar de 18 ou 17 anos”.
União Europeia El País Partido Verde política eleições eleições europeias
Ver comentários
}