Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Mais de 28 mil quilos de lixo removidos da maior concentração de resíduos do Pacífico

Recolha demorou 12 semanas.
21 de Outubro de 2021 às 23:44
Máquina para limpar os oceanos recolhe plástico pela primeira vez
Máquina para limpar os oceanos recolhe plástico pela primeira vez FOTO: Twitter/Boyan Slat
Durante anos, os investigadores alegavam não ser possível remover a grande concentração de lixo, maioritariamente formada por redes de pesca e microplásticos, que flutua no Oceano Pacífico, entre o Havai e a Califórnia. A organização The Ocean Cleanup, que se dedica à limpeza dos mares e oceanos, veio provar que é possível. 

A instituição está a desenvolver um sistema capaz de limpar a grande concentração de resíduos, muitas vezes denominada de "ilha" de lixo do Pacífico. Em julho utilizou o sistema de limpeza System 002 no oceano e através de um conjunto de testes, que durou 12 semanas, removeu cerca de 28 mil quilos de resíduos, avançou o CBS News.

A organização publicou, nas redes sociais, que conseguiu remover mais de 28 mil quilos de plástico do oceano. Entre os objetos estavam artigos sanitários, escovas de dentes, cestos de roupa, sapatos e utensílios de pesca.

Esta quarta-feira, em comunicado, a organização disse que está a trabalhar num sistema melhor do que o System 002, o System 003, que espera que seja "três vezes maior" do que o modelo anterior.

"Embora apenas seja a 'ponta do iceberg', esta quantidade de lixo que recolhemos é importante, porque é a prova de que a limpeza da ilha é possível", avançou a empresa em comunicado.

A Ocean Cleanup afirmou que a "ilha" é uma das maiores concentrações de detritos marinhos do mundo.

Ver comentários