Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Ministro da Saúde brasileiro testa positivo à Covid-19 na ONU

Marcelo Queiroga acompanhou Jair Bolsonaro à Assembleia Geral da ONU e reuniu-se com vários líderes mundiais.
Domingos Grilo Serrinha e correspondente no Brasil 23 de Setembro de 2021 às 09:14
Bolsonaro e comitiva viram a entrada recusada num restaurante por não terem passe sanitário e tiveram de comer na rua
Bolsonaro e comitiva viram a entrada recusada num restaurante por não terem passe sanitário e tiveram de comer na rua FOTO: Reuters
O ministro brasileiro da Saúde, Marcelo Queiroga, que acompanhou o presidente Jair Bolsonaro à Assembleia Geral da ONU em Nova Iorque, testou positivo à Covid-19 no último dia da viagem, causando alarme entre os líderes mundiais com quem esteve reunido.

Entre os dirigentes mundiais com quem Queiroga se encontrou estão o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson (que em seguida se reuniu com o presidente dos EUA, Joe Biden), o presidente da Polónia, Andrzej Duda, e o secretário-geral da ONU, António Guterres. Queiroga também foi com o presidente ao memorial do 11 de Setembro e a um jantar com convidados de vários países, à saída do qual fez um gesto obsceno a manifestantes. Durante a estadia, a comitiva brasileira ficou ainda instalada no mesmo hotel que o presidente dos EUA.

A recusa de Bolsonaro em se vacinar fez a delegação brasileira passar por vários vexames em Nova Iorque, entre os quais terem de comer piza no meio da rua após um restaurante ter recusado a sua entrada por não terem passe sanitário nem usarem máscara.

Bolsonaro e o resto da comitiva regressaram esta quarta-feira ao Brasil mas Queiroga ficou de quarentena nos EUA. A Anvisa, o órgão regulador da saúde do Brasil, pediu a toda a comitiva para ficar de quarentena nos EUA, mas Bolsonaro não obedeceu. O governo não informou se foram feitos testes para saber se o ministro tinha infetado o presidente, que já teve Covid-19.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários