Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Morre o desenhador automóvel Sergio Pininfarina

O desenhador automóvel italiano Sergio Pininfarina, líder do grupo empresarial com o mesmo nome, morreu esta terça-feira com a idade de 85 anos, avança a imprensa de Itália
3 de Julho de 2012 às 10:28
Ferrari Testarrossa foi um dos modelos mais famosos do criador automóvel
Ferrari Testarrossa foi um dos modelos mais famosos do criador automóvel FOTO: D.R.

Nascido em Setembro de 1926 perto de Turim, no Norte de Itália, Sergio Pininfarina, dirigiu durante muitos anos o grupo industrial especializado na concepção e montagem de carros de desporto e descapotáveis para as grandes marcas mundiais, sendo um dos seus modelos mais famosos o Ferrari Testarossa.

Presidente honorário da Pininfarina, o desenhador, formado em engenharia industrial, cedeu, em 2002, a direcção operacional do grupo ao filho Andrea, que morreu num acidente de viação em 2008. Sergio Pininfarina nunca mais recuperou da morte do filho, tendo falecido hoje, vítima de doença.

Em Outubro passado, a Pininfarina tinha deixado de trabalhar para a indústria automóvel, devido às dificuldades que a crise financeira está a provocar no sector, mas a empresa continua a desenvolver actividades de design, de engenharia e de investigação e desenvolvimento, sobretudo para carros eléctricos.

Sergio Pininfarina foi presidente da confederação dos patrões da indústria italianos, a Confindustria, de 1988 a 1992, e foi nomeado senador vitalício em 2005.

Pininfarina testarrossa ferrari óbito
Ver comentários