Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
2

Mulher bate recorde mundial ao dar à luz 10 bebés em África do Sul

Médicos não detetaram todas as crianças nas ecografias feitas ao longo da gravidez.
Correio da Manhã 8 de Junho de 2021 às 14:59
Bebé
Bebé FOTO: Getty Images
É um novo recorde mundial. Uma mulher deu à luz 10 bebés numa única gravidez em Pretoria, África do Sul.

Apesar de grande parte das gravidezes únicas com mais de quatro bebés ser resultado de inseminação artificial, no caso de Gosiame Thamara Sithole, de 37 anos, a conceção foi normal, sem recurso a inseminação. 

O parto, de cesariana, aconteceu em junho num hospital da capital da África do Sul, com 29 semanas de gestação. Nasceram sete meninos e três meninas e a surpresa foi geral, uma vez que quatro das crianças não foram detetadas inicialmente nas ecografias. 

Os médicos começaram por dizer que a mulher estava grávida de seis crianças, mas com o avançar da gravidez detetaram mais duas e revelaram que afinal, Gosiane iria ter oito filhos de uma só vez. No dia do parto, mãe e médicos surpreenderam-se ao perceber que afinal haviam ainda mais dois bebés por nascer. 

A mulher bateu o recorde que tinha sido estabelecido por Halima Cisse do Mali. Halima tinha dado à luz nove bebés em maio num hospital em Marrocos. 

Gosiane já era mãe de gémeas, de seis anos, e vê assim crescer o número de filhos para 12, em apenas duas gravidezes.

Todos os bebés estão bem e a mãe também, no entanto, os recém-nascidos vão ter de passar uma temporada em encubadoras visto serem ainda muito prematuros.
África do Sul Pretoria Halima Cisse do Mali Gosiane questões sociais família interesse humano
Ver comentários