Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Musk arrisca pagar fortuna para desistir de compra do Twitter

Empresário exige saber o número de contas falsas existentes na plataforma e ameaça desistir do negócio.
Vanessa Fidalgo 21 de Maio de 2022 às 10:52
O negócio do Twitter, no valor de 41,2 mil milhões de euros, pode cair
O negócio do Twitter, no valor de 41,2 mil milhões de euros, pode cair FOTO: EPA
Elon Musk, um dos homens mais ricos do Mundo e dono da Tesla e da Space X, está a ponderar desistir da compra do Twitter, de acordo com a imprensa internacional, o que poderá ter também um preço bastante elevado.

Através de um tweet, o milionário denunciou esta semana que o "acordo não pode avançar" enquanto a plataforma não fornecer "dados detalhados sobre contas falsas", pedido ao qual parece improvável que o Twitter atenda. Assim sendo, aquele que era já considerado o maior negócio do século, no valor de 41,2 mil milhões de euros, poderá ir por água abaixo, mas com um custo altíssimo para Elon Musk.

O acordo prevê uma taxa de rescisão de mil milhões de dólares (947,9 milhões de euros), equivalente a menos de 1% do património líquido do dono da Tesla. Todavia, a taxa também se aplica ao Twitter, se a administração quiser desistir do negócio por questões regulatórias ou se surgir uma oferta mais alta de outro comprador. Num destes casos, seria a plataforma a acartar com o encargo de ressarcir Musk.

Em caso de conflito, a resolução do litígio pode mesmo ter de passar pela barra dos tribunais. Mas se Musk optar pela via judicial, terá de provar que o Twitter deturpou o estado dos seus negócios ao estimar nos seus registos regulatórios que os ‘bots’ (robôs) representam 5% ou menos da sua base de usuários e que esse facto justifica o fim do acordo.

Acusações de assédio sexual
Elon Musk negou esta sexta-feira as acusações de assédio sexual imputadas por uma comissária de bordo. Todavia, de acordo com uma reportagem do site ‘Business Insider’, a SpaceX, uma das companhia fundadas por Musk, teria pago cerca de 247 mil euros à comissária, em troca do seu silêncio.
Elon Musk Mundo Twitter Tesla Space X economia negócios e finanças macroeconomia política
Ver comentários
}