Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Nova mutação da variante britânica causa alarme no Reino Unido

Estirpe britânica sofreu nova mudança que a torna mais agressiva e resistente às vacinas.
Ricardo Ramos 3 de Fevereiro de 2021 às 08:04
Reino Unido vai testar mais de 80 mil pessoas nos próximos dias
Reino Unido vai testar mais de 80 mil pessoas nos próximos dias FOTO: Henry Nicholls/Reuters
A variante britânica do coronavírus sofreu uma nova mutação que a torna mais similar às estirpes do Brasil e da África do Sul, que são mais agressivas e resistentes às vacinas.

A mutação afeta mais uma vez a proteína ‘spike’ do vírus, que determina a forma como este ataca as células, e foi detetada em pelo menos onze casos, a maioria no Sudoeste de Inglaterra, onde já tinha surgido em setembro a variante britânica.

Os cientistas consideram esta nova mutação “preocupante”, principalmente porque pode reduzir a eficácia das vacinas ou aumentar o risco de reinfeção.

O alerta surge no mesmo dia em que as autoridades iniciaram a testagem porta a porta de mais de 80 mil pessoas em várias partes do país após terem sido detetados vários casos da estirpe sul-africana do vírus em pessoas sem ligações a viajantes, o que indica que a nova variante está a circular na comunidade.

pormenores
Tratamentos ineficazes
Os tratamentos com anticorpos monoclonais, incluindo o da Regeneron usado para tratar o ex-presidente Donald Trump, parecem ser ineficazes contra as variantes britânica, sul-africana e brasileira do vírus, revela um novo estudo realizado em hospitais britânicos.

Áustria levanta medidas
O governo austríaco anunciou que vai levantar algumas medidas de confinamento a partir da próxima semana, apesar de o país ainda se encontrar “longe da situação ideal”. Escolas, museus e algumas lojas vão poder reabrir. Decisão visa aliviar o impacto “social e psicológico” do longo confinamento.

724 mortes em Espanha
Espanha registou ontem 724 mortes por Covid-19. Trata-se do maior número de óbitos registado num só dia desde a primeira vaga, em abril. Já o número de casos baixou para 29 064, enquanto a incidência acumulada caiu de 865 para 846 casos por 100 mil habitantes.

‘Capitão Tom’ morre de Covid-19
Tom Moore, o veterano da II Guerra Mundial que angariou mais de 30 milhões de libras para o Serviço de Saúde britânico a dar voltas aos jardim com o seu andarilho durante o primeiro confinamento, morreu ontem de Covid-19, aos 100 anos, informou a família. O ‘Capitão Tom’, como era carinhosamente chamado pelos britânicos, foi agraciado pela rainha Isabel II em junho. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários