Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Nova Orleães impõe recolher obrigatório para evitar pilhagens e saques após passagem de furacão Ida

Autoridades de Nova Orleães proíbem circulação durante a noite.
Manuela Guerreiro 2 de Setembro de 2021 às 07:28
Nova Orleães está sem eletricidade, combustível e outros bens essenciais
Nova Orleães está sem eletricidade, combustível e outros bens essenciais FOTO: Leah Millis/Reuters
As autoridades de Nova Orleães, nos EUA, impuseram o recolher obrigatório entre as 20h00 às 06h00, já que grande parte do estado do Louisiana e também do Mississípi permanece às escuras e sem energia, estando alguns locais a serem alvo de pilhagens e de saques face à escassez de bens essenciais.

As equipas de resgate continuam, entretanto, à procura de sobreviventes na sequência da passagem do furacão ‘Ida’, que atingiu a região no domingo com rajadas de vento de 240 km/h, provocando pelo menos quatro mortes e enormes prejuízos, com casas destruídas e cidades inundadas.

Muitas estradas estão bloqueadas e alguns hospitais não estão a funcionar.

As empresas de energia tentam restaurar a rede que foi danificada deixando cerca de um milhão de pessoas sem luz. Os serviços de água e infraestrutura também foram atingidos, estimando-se que perto de meio milhão não tenha água.

Os moradores estão a ser exortados a não regressar já a casa. Embora a intensidade do furacão tenha diminuído - passou a tempestade tropical - as autoridades continuam a alertar para a ocorrência de tempestades e de fortes chuvas, “potencialmente fatais” no Sul dos EUA. Na tarde de terça-feira, o ‘Ida’ atingiu o Tennessee, tendo provocado cheias repentinas. Washington DC, Baltimore e Filadélfia estão agora em alerta.
Ver comentários