O discurso do Presidente Russo, Vladimir Putin, durou cerca de 40 minutos, num dia que considera histórico e culmina com a anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson.
Durante o discurso, o Chefe de Estado Russo falou dos referendos afirmando que este era o desejo de milhares de pessoas. "As pessoas que lutam por este direito querem voltar a falar russo, voltar à cultura russa", garantiu.
O Presidente Russo declarou que, a partir de hoje, as quatro regiões anexadas vão seguir o modelo vigente na Rússia.
"As populações destas regiões são parte da Rússia para sempre", afirmou Vladimir Putin durante a cerimónia que oficializou a anexação dos territórios ucranianos.
Segundo Vladimir Putin, a população do Donbass que luta há oito anos pela independência "foi vítima de um genocídio conduzido pelo regime de Kiev" e deixa um apelo a Kiev para que cesse a guerra.
O discurso foi também pautado por algumas provocações ao ocidente.
O chefe de Estado começou por responsabilizar os norte-americanos pelas mais recentes explosões nos gasodutos e que os Estados Unidos precisam da Rússia, mas a Rússia não precisa deles. "Só os idiotas acreditam nas regras impostas pelo ocidente", declarou.