Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

"Pessoas quiseram voltar à sua verdadeira pátria": Putin oficializa anexação de territórios ucranianos

Presidente russo declara anexação das regiões de Zaporíjia, Kherson, Donetsk e Lugansk.
Correio da Manhã 30 de Setembro de 2022 às 13:37
Vladimir Putin
Vladimir Putin FOTO: Reuters
O discurso do Presidente Russo, Vladimir Putin, durou cerca de 40 minutos, num dia que considera histórico e culmina com a anexação das regiões de Donetsk, Lugansk, Zaporíjia e Kherson. 

Durante o discurso, o Chefe de Estado Russo falou dos referendos afirmando que este era o desejo de milhares de pessoas. "As pessoas que lutam por este direito querem voltar a falar russo, voltar à cultura russa", garantiu.

O Presidente Russo declarou que, a partir de hoje, as quatro regiões anexadas vão seguir o modelo vigente na Rússia.

"As populações destas regiões são parte da Rússia para sempre", afirmou Vladimir Putin durante a cerimónia que oficializou a anexação dos territórios ucranianos.

Segundo Vladimir Putin, a população do Donbass que luta há oito anos pela independência "foi vítima de um genocídio conduzido pelo regime de Kiev" e deixa um apelo a Kiev para que cesse a guerra. 

O discurso foi também pautado por algumas provocações ao ocidente. 

O chefe de Estado começou por responsabilizar os norte-americanos pelas mais recentes explosões nos gasodutos e que os Estados Unidos precisam da Rússia, mas a Rússia não precisa deles. "Só os idiotas acreditam nas regras impostas pelo ocidente", declarou. 


Pátria Vladimir Putin Rússia política
Ver comentários