Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Petição quer proibir cigarros nas praias espanholas

Organização No Fumadores pretende melhorar a saúde dos agentes passivos, assim como alterar o flagelo das beatas que poluem o areal e o mar.
Correio da Manhã 3 de Junho de 2021 às 08:21
Praias na Galiza
Praias na Galiza FOTO: Getty Images
Tornar as praias espanholas livres de tabaco. Este é o principal objetivo de uma petição que conta já com quase 286 mil assinaturas.

A iniciativa, lançada pela plataforma No Fumadores, e apoiada pelo Ministério da Saúde espanhol, pretende melhorar a saúde dos agentes passivos, assim como alterar o flagelo das beatas que poluem o areal e o mar.

De acordo com a petição, as beatas de cigarro podem levar até 10 anos para se degradarem, acabando por entrar no sistema alimentar dos peixes e outros animais marinhos.

A região da Galiza lidera a lista com 162 praias onde não é permitido fumar. No entanto, a organização pretende agora estender esta medida a outros areais.

A petição será depois entregue à ministra Teresa Ribera, de forma a legislar a medida.

"Desta forma, evitar-se-ia, em espaços onde exista grande aglomeração de pessoas, que existam fumadores passivos e, principalmente, expor crianças e pessoas com doenças respiratórias ao fumo do tabaco , além de evitar a poluição ambiental da areia e do mar por pontas de cigarro", relembra a organização na petição.

saúde ambiente questões sociais tabaco cigarros
Ver comentários