Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Polícia brasileira apreende em Fortaleza mais de uma tonelada de cocaína que passaria por Lisboa

Droga estava dissimulada em dezenas de malas num jato privado.
Correio da Manhã 4 de Agosto de 2021 às 22:59
Polícia brasileira apreende em Fortaleza mais de uma tonelada de cocaína que passaria por Lisboa
Polícia brasileira apreende em Fortaleza mais de uma tonelada de cocaína que passaria por Lisboa FOTO: Twitter
A Polícia Federal do Brasil apreendeu esta quarta-feira no aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, mais de uma tonelada de cocaína dissimulada em pacotes dentro de 24 malas, pertencentes a um passageiro espanhol, que embarcariam para Bruxelas, Bélgica. 

A aeronave saiu de Ribeirão Preto, no interior paulista, e fez escala técnica de abastecimento em Recife para prosseguir viagem. Faria ainda escala em Lisboa antes de rumar a Bruxelas.

Os suspeitos tentaram fugir antes da abordagem da polícia brasileira. A ação policial foi filmada e, nas imagens, é possível ver o momento em que o agente pede a um dos passageiros para abrir a mala que está em cima da mesa. Este tenta que o agente o deixe abrir outra mala, em vez daquela, mas o agente insiste.

A droga encontrava-se escondida em 1200 blocos de plástico dentro de 24 malas. Foi feito o teste que confirmou que se tratava de cocaína. No total tratam-se de 1.304 kg de cocaína.

A aeronave foi comprada recentemente pela empresa ACM Airlines. Um passageiro espanhol da região de Astúrias, de 60 anos, e o comandante da aeronave, um turco de 48 anos, foram presos em flagrante por tráfico internacional de droga. Ao ser interrogado, o passageiro espanhol disse que tinha 24 malas porque ia em trabalho para Guarulhos (São Paulo) e depois disse que ia a turismo.

Os outros três tripulantes (uma mulher e dois homens turcos) foram foram conduzidos à sede da Polícia Federal para prestar depoimentos.

A Polícia Federal já vinha a monitorizar a aeronave turca quando esta saiu de Espanha para o Brasil. As autoridades acreditam que terá sido em Ribeirão Preto que o jato foi abastecido com a droga. 

Fortaleza Lisboa crime lei e justiça polícia
Ver comentários