Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Primeira vacina contra cancro da mama vai ser testada em humanos

Após realizar testes com resultados promissores em animais, o Centro Lerner de Investigação vai iniciar uma nova fase de testes. 
Correio da Manhã 3 de Novembro de 2021 às 21:47
Cancro da mama
Cancro da mama FOTO: Getty Images
É uma nova esperança no caminho da cura para o cancro. Uma vacina para prevenir o cancro vai agora avançar para testes clínicos nos Estados Unidos.

A nova fase segue-se após resultados promissores em animais, no Centro Lerner de Investigação.


A vacina visa prevenir o desenvolvimento do cancro da mama triplo negativo (TNBC, na sigla em inglês). O regulador norte-americano, a Food and Drug Administration (FDA), aprovou o estudo e o recrutamento está agora aberto. Na primeira fase participam entre 18 a 24 pessoas, sendo aberto tanto para mulheres como homens. 

O teste clínico é baseado em duas décadas de trabalho de pesquisa do imonologista Vincent Tuhoy. O ensaio clínico está a cargo de Thomas Budd, do Centro de Investigação Lerner em Cleveland.

Os primeiros testes foram feitos em ratos e mostram que ativar uma proteína, chamada α-lactalbumin, previne o cancro da mama nos animais em risco da doença.

Os testes clínicos vão avançar, focando-se em pessoas que fizeram tratamentos para o cancro triplo negativo e correm o risco do cancro voltar. No entanto, testes poderão ser expandidos, incluindo para pessoas que estão em risco de desenvolver cancro da mama. 

O objetivo da primeira fase de testes é perceber qual a dosagem indicada para pacientes com TNBC numa fase inicial do diagnóstico e otimizar a resposta imunológica do corpo à vacina. 

A primeira fase dos ensaios clínicos deve estar concluída em setembro de 2022.
Ver comentários