Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Medicamento de uso doméstico para combater a Covid-19 aprovado no Reino Unido

Lagevrio é o antiviral contra a Covid-19 a ser administrado em casos leves a moderados.
4 de Novembro de 2021 às 11:26
Medicamentos
Medicamentos FOTO: Getty Images
O primeiro medicamento antiviral oral, Lagevrio, que reduz o risco de hospitalização e de morte por Covid-19, foi aprovada esta quinta-feira para uso doméstico no Reino Unido, pela regulador Agência de Medicamentos britânica (MHRA, sigla em inglês). O medicamento reduz o risco em infeções leves a moderadas, que apresentem risco de desenvolver doenças graves.

Segundo o The Mirror, o secretário da Saúde e Assistência Social, Sajid Javid, disse: "Hoje é um dia histórico para o nosso país, dado que o Reino Unido é agora o primeiro país do mundo a aprovar um medicamento antiviral contra a Covid-19 que pode ser administrado em casa".

"Este [o medicamento] será crucial para os mais vulneráveis e para os imunosuprimidos, que poderão receber em breve este tratamento", disse Sajid. Acrescentou ainda que, "o Reino Unido está a liderar um caminho para a pesquisa, desenvolvimento e lançamento dos tratamentos mais empolgantes e recentes" e agradeceu "às equipas do MHRA e do MSD [empresa farmacêutica norte-americana] por este triunfo, bem como à task force de anti virais que adquiriu este medicamento".

"Este antiviral será um excelente acréscimo ao  arsenal contra a Covid-19, e continua a ser fundamental que todos tomem a vacina contra a Covid-19 - especialmente aqueles que se qualificam para receber um reforço - para garantir que o maior número possível de pessoas estejam protegidas nos próximos meses", acrescentou Javid.

Com base nos dados dos ensaios clínicos, o Lagevrio é mais eficaz quando tomado durante as fases iniciais da infeção. A MHRA recomenda o uso deste medicamento, o mais rápido possível, após um teste positivo e dentro dos primeiros cinco dias de evidência de sintomas.

MHRA Reino Unido Covid-19 Agência de Medicamentos tratamentos Lagevrio
Ver comentários