Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

PROSTITUTA TRAMA ASSESSOR DE RAFFARIN

Dominique Ambiel, o braço - -direito e conselheiro de imagem e comunicação do primeiro-ministro francês Jean- -Pierre Raffarin, demitiu-se de todos os seus cargos após ter sido detido pela Polícia na companhia de uma prostituta romena menor de idade, revelou ontem o vespertino 'Le Monde'.
24 de Abril de 2004 às 00:00
PROSTITUTA TRAMA ASSESSOR DE RAFFARIN
PROSTITUTA TRAMA ASSESSOR DE RAFFARIN FOTO: epa
De acordo com a edição de ontem daquele prestigiado jornal francês, Dominique Ambiel - o principal assessor e colaborador mais próximo do chefe do governo - foi detido em flagrante delito no Parque de Bois de Boulogne, durante a noite de segunda para terça-feira, junto de uma prostituta de nacionalidade romena com apenas 17 anos.
Ambiel nega todas as acusações e diz que se demite apenas para evitar um embaraço a Raffarin. Em declarações ao jornal 'Le Monde', o assessor demissionário de Raffarin afirmou: "Por deferência para com o primeiro- -ministro e tendo em conta as minhas responsabilidades, decidi antecipar em algumas semanas a minha saída do gabinete, a fim de poder exprimir-me com total liberdade sobre as alegações malévolas que podem derivar deste incidente".
Segundo a versão do ex-assessor de Raffarin, a prostituta entrou no carro dele quando ele parou num semáforo e disse-lhe que estava a fugir de uma colega que a queria agredir.
Agora, Ambiel, de 49 anos, foi intimado pela Justiça para comparecer num tribunal de Paris no próximo dia 7 de Junho, por desrespeito para com as autoridades - terá insultado os agentes na altura do flagrante - e, ainda, por ter "solicitado, aceite ou consumado, em troca ou promessa de remuneração, relações de natureza sexual com alguém menor de idade", conforme o estipulado no artigo 225-12-1 do Código Penal gaulês.
Refira-se que, em França, o recurso à prostituição com um menor é punido com uma pena de três anos de prisão e o pagamento de uma multa no valor de 45 mil euros.
Antigo produtor televisivo e amigo íntimo de Raffarin, Ambiel tinha grande influência nas decisões do primeiro-ministro francês.
PERFIL
Dominique Ambiel nasceu em Paris, a 6 de Junho de 1954. Licenciado e mestre em Letras, é autor de um estudo universitário (em Paris-Sorbonne) sobre "Canção e Cinema, meios de expressão e de comunicação contemporâneos". Antigo professor de Letras no Colégio Sainte-Croix de Neuilly (1974-79), Ambiel foi depois secretário-geral do Movimento dos Jovens Giscardianos (1977-1981). Entre 1981 e 1988 foi secretário do grupo palamentar da União dos Republicanos e Independentes do Senado. Desde 1989, Ambiel ocupouinúmeros cargos políticos - sobretudo na área da comunicação -, entre os quais o de conselheiro nacional do Partido Republicano francês.
Ver comentários