Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Quadro de Picasso desaparecido surge em casa da antiga primeira-dama das Filipinas

Obra já tinha aparecido num documentário sobre a família Marcos, em 2019, antes de desaparecer.
Correio da Manhã 15 de Maio de 2022 às 10:48
‘Bongbong’ Marcos visita a mãe após vitória eleitoral. Reportagem mostra a obra de Picasso na parede. É o primeiro quadro à esquerda
‘Bongbong’ Marcos visita a mãe após vitória eleitoral. Reportagem mostra a obra de Picasso na parede. É o primeiro quadro à esquerda FOTO: Direitos Reservados
Uma pintura de Pablo Picasso que estava desaparecida foi vista na casa da antiga primeira-dama das Filipinas, Imelda Marcos, viúva do ditador Ferdinand Marcos, quando comemorava a vitória presidencial do filho, ‘Bongbong’ Marcos.

A obra, a VI da série ‘Mulher Reclinada’ de Picasso, já tinha aparecido num documentário sobre a família Marcos, em 2019, antes de desaparecer, durante uma investigação oficial à riqueza ilícita da família.

Ferdinand Marcos, no seu Governo, adquiriu até dez mil milhões de euros em riquezas ilícitas. Não está claro, contudo, se o quadro é o original, ou se se trata de uma réplica. Segundo um ex-comissário, Imelda Marcos terá “o hábito de comprar e exibir réplicas de obras de arte”.

Ver comentários
}