Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mais de 40 mortos, dezenas de desaparecidos e 135 mil pessoas sem eletricidade durante cheias na Alemanha

Fortes chuvadas estão a atingir o país e a fazer várias vítimas.
Correio da Manhã 15 de Julho de 2021 às 07:26
A carregar o vídeo ...
Chuvas torrenciais e cheias deixam rasto de destruição na Alemanha
Subiu para 42 o número de mortos vítimas das cheias na Alemanha e a polícia fala em várias dezenas de pessoas desaparecidas na zona de Schuld, um município em Ahrweiler, avança o jornal alemão Bild. Seis casas colapsaram devido às chuvas e cerca de 135 mil pessoas encontram-se sem eletricidade, disse a polícia na quinta-feira.

As equipas de resgate alemãs trabalham sem parar para salvar todos os que precisam de ajuda. Ahrweiler é uma das zonas mais afetadas pela tempestade. A cidade de Schuld ficou praticamente debaixo de água esta quinta-feira. 


As mortes foram relatadas no distrito de Ahrweiler, uma região vinícola às margens do rio Ahr que desagua no Reno.

Cerca de 50 ficaram presas nos telhados e mais casas corriam o risco de desabar.

"Há muitos sítios onde brigadas de incêndio e equipas de resgate foram colocadas. Ainda não temos uma imagem muito precisa porque as medidas de resgate continuam", disse um porta-voz da polícia.

Dois bombeiros morreram na região de Sauerland, a nordeste de Bonn, na quarta-feira, disse a polícia. A agência de notícias DPA disse que um se afogou e o segundo desabou após uma operação de resgate.

O transporte ferroviário e rodoviário foi interrompido, e o transporte marítimo no Reno, uma importante artéria comercial, foi suspenso.

Mais chuvas fortes atingirão o sudoeste da Alemanha, na parte superior do Reno alemão, na quinta e na sexta-feira, disse o Serviço Meteorológico Alemão.

Tempestades na Europa
A Europa está a ser atingida por uma forte tempestade que começa a provocar estragos. Há registo de um bombeiro que se afogou esta quarta-feira durante o trabalho de resgate na Alemanha e um homem desaparecido depois de ter sido arrastado por um riacho noutra zona do país.

Meteorologistas da DWD, um serviço de metereologia alemão, prevêem fortes chuvas no oeste da Alemanha para esta quinta-feira, e mais ainda no sudoeste e no sul do país. Não são, porém tão intensas quanto as registadas esta quarta-feira. 

Na República Checa, registaram-se, esta quarta-feira, pelo menos 800 chamadas sobre incidentes que vão desde árvores caídas a caves inundadas. Milhares de casas ficaram ainda sem eletricidade.

As casas foram ainda inundadas com água e lama em algumas cidades no leste da Bélgica. Neste país há já a registar dois mortos.
Quantro Alemanha Europa meteorologia acidentes e desastres inundações
Ver comentários