Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Quem é Lázaro Barbosa, o homem que matou, violou, disparou contra a polícia e instalou o pânico no Brasil

Veja a cronologia dos crimes, das detenções e os últimos 20 dias de fuga do brasileiro.
Daniela Vilar Santos 29 de Junho de 2021 às 17:53
Lázaro Barbosa de Sousa
Lázaro Barbosa de Sousa FOTO: Twitter
O assassino e violador em série Lázaro Barbosa, de 32 anos, que foi morto pela polícia esta segunda-feira de manhã no Brasil tem um vasto cadastro de crimes e de fugas à prisão e à polícia. Foi morto com pelo menos 38 tiros após confrontos com as autoridades e ao lado do corpo foram encontradas duas armas de fogo com seis munições disparadas. 

Durante a sua última fuga à cadeia, e entre todos os crimes que cometeu, Lázaro instalou o pânico nos locais por onde passava. Várias famílias fugiram de casa e dormiram nos carros ou em casa de familiares. 

Lázaro nasceu em Barra dos Mendes, no interior da Bahia. A primeira vez que foi preso tinha 18 anos e foi acusado de matar duas pessoas. O Tribunal de Justiça, segundo o Diário do Nordeste, revelou que a última morada de Lázaro é de uma casa numa rua residencial em barra dos Mendes, na Bahia.

Em 2009, Lázaro foi detido por porte ilegal de arma, violação e roubo. Nessa cadeia foi diagnosticado como "psicopata imprevisível". Em 2016 fugiu da cadeia e foi dado como fugitivo. 

Registo criminal, fugas das prisões e os últimos 20 dias a monte
  • 2007
- Preso em Barra dos Mendes, na Bahia, acusado de matar duas pessoas. Fugiu cerca de 10 dias após a prisão e passou a ser considerado um fugitivo.
  • 2009
- Preso em Corumbá de Goiás, suspeito de roubo, violação e porte ilegal de arma de fogo.
  • 2013
- Exame psicológico feito na cadeia descreve Lázaro como "psicopata imprevisível", com comportamento agressivo, impulsivo, instabilidade emocional e falta de controlo em si mesmo
  • 2014
- Lázaro recebe autorização para trabalhar fora da prisão
  • 2016
- Fuga da cadeia após saída para a Páscoa
  • 2018
8 março - Preso em Águas Lindas de Goiás por homicídio, porte ilegal de arma de fogo, roubo e violação
23 julho - Fuga da cadeia em águas Lindas de Goiás

  • 2020
8 abril - Indiciado por crimes de roubo e uso de arma branca. É suspeito de invadir uma quinta em Santo António do Descoberto, em Goiás, onde golpeou um idoso com um machado

  • 2021 - A fuga final

26 abril - Lázaro invadiu uma casa no Sol Nascente, trancou pai e filho no quarto, levou a mãe para o mato e violou-a
17 maio - Lázaro faz uma família refém e ameaça os moradores com uma faca e arma de fogo. Mandou as pessoas ficarem nuas. 
5 junho - Polícia Civil investiga Lázaro pela morte de um caseiro numa fazenda no distrito de Girassol
9 junho - Lázaro é suspeito de invadir uma quinta em Ceilândia onde terá matado a tiro e à facada um casal e os dois filhos. O criminoso também roubou o local do crime.
11 junho - Lázaro fugiu para Cocalzinho de Goiás
12 junho - Lázaro disparou contra quatro pessoas, invadiu fazendas e incendiou uma casa ao fugir da polícia. Os feridos foram levados para o hospital.
13 de junho - Lázaro furtou um carro e abandonou-o. Colocou-se em fuga no mato
14 junho - Caseiro de Cocalzinho de Góias disse à polícia que disparou contra Lázaro quando este disse que lhe ia entrar em casa. O homem conta que Lázaro fugiu depois de ser atingido.
15 junho - Dois polícias militares baleados durante buscas por Lázaro. Criminoso fez casal e adolescente reféns em Edilândia
17 junho - Troca de tiros e secretário de Segurança Pública disse acreditar que Lázaro está ferido
18 junho - Há estradas cortadas e barreiras para apanhar Lázaro após morador afirmar que o viu
20 junho - Família com uma grávida dorme à porta de um posto com medo do criminoso. Foram usadas três aeronaves e cinco cães para encontrar Lázaro
23 junho - Um homem foi violentamente espancado após ser confundido com Lázaro 
24 junho - Polícia prende dois suspeitos de ajudar Lázaro Barbosa na fuga. É o ex-patrão de Lázaro e o caseiro de uma fazenda.
25 junho - Caseiro diz que sofreu ameaças de Lázaro e garante que apenas por isso o ajudou
27 junho - "Não me vou entregar pois sei tudo o que vou passar, prefiro a morte": uma carta assinada, supostamente, pelo criminoso é encontrada numa quinta. Terá escrito a sua história de vida.
28 junho - Lázaro foi capturado e morto. Segundo a polícia, o homem de 32 anos foi levado com vida para o hospital mas acabou por morrer. 

O que tinha Lázaro na mochila quando foi encontrado?
As autoridades encontraram uma faca, um coldre de arma de fogo, um carregador de uma pistola, munições e um fita de plástico. Tinha ainda na mochila um casaco camuflado, uma balaclava, uma luva e um isqueiro.

Lázaro tinha ainda um frasco branco com óleo e outro com comprimidos, antibiótico, analgésico, macarrão instantâneo, tempero pronto, uma cebola e bolachas.
Bahia Lazaro Lázaro Barbosa Brasil Barra Cocalzinho de Goiás Mendes Águas Lindas de Goiás crime homicídio
Ver comentários