Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Quem não se vacinar poderá ser barrado no Reino Unido

Ministro admite que bares, restaurantes e estádios poderão impedir entrada a quem não comprovar que tomou a vacina.
Ricardo Ramos 1 de Dezembro de 2020 às 10:06
França prepara vacinação
França prepara vacinação FOTO: Pedro Rebelo
As pessoas que recusarem tomar a futura vacina contra a Covid-19 poderão vir a ser barradas em bares, restaurantes, cinemas e estádios de futebol no Reino Unido, admitiu ontem o novo ministro encarregado do plano de vacinação, Nadhim Zahawi.

Questionado pela BBC se o governo tenciona impor uma espécie de “passaporte de imunidade” para certificar as pessoas que estão vacinadas contra o novo coronavírus, Zahawi respondeu afirmativamente, adiantando que a possibilidade está a ser estudada e que, provavelmente, o comprovativo de imunização fará parte da aplicação de telemóvel atualmente usada para alertar as pessoas de que estiveram em contacto com alguém infetado. Embora tenha defendido que a vacinação deve ser voluntária, o ministro reconheceu que muitos estabelecimentos comerciais poderão vir a exigir um comprovativo de que a pessoa está vacinada para permitir a entrada.

França deve dar prioridade aos lares
A Alta Autoridade para a Saúde de França recomendou ao governo que os idosos em lares e os funcionários daqueles estabelecimentos devem ser os primeiros a receber a vacina, que poderá começar a ser distribuída em França antes do final do ano. Numa segunda fase, seriam vacinados os maiores de 65 anos.

Rússia inicia testes de segunda vacina
A Rússia iniciou ontem os testes da sua segunda vacina contra o novo coronavírus. A EpiVacCorona, como foi batizada, vai ser testada em três mil voluntários maiores de 18 anos, incluindo 150 pessoas acima dos 60 anos. A primeira vacina russa, Sputnik-20, demonstrou uma eficácia de 92% nos ensaios clínicos.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários