Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Quem são os terroristas que escavaram túnel e escaparam da prisão de alta segurança em Israel?

Os seis prisioneiros cumpriam prisão perpétua.
7 de Setembro de 2021 às 09:14
Zakaria Zubeidi, antigo comandante das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa
Prisioneiros em fuga
Zakaria Zubeidi, antigo comandante das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa
Prisioneiros em fuga
Zakaria Zubeidi, antigo comandante das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa
Prisioneiros em fuga

Seis terroristas palestinianos escaparam da prisão de alta segurança no Norte de Israel, esta segunda-feira, depois de escavarem um túnel na casa de banho da cela com recurso a uma colher.

O fugitivo mais conhecido é Zakaria Zubeidi, antigo comandante das Brigadas dos Mártires de al-Aqsa, afetas ao movimento Fatah, que cumpria prisão perpétua. 

Em 2007, o serviço de segurança Shin Bet e a Autoridade Palestiniana chegaram a um acordo de amnistia para milhares de palestinianos que lutaram contra Israel durante a onda de violência. Zubeidi foi um deles mas mais de uma década depois voltou para a cadeia. 

Foi acusado de ter retomado atividades terroristas. Quando Zubeidi chegou ao tribunal em março de 2019, as acusações eram extensas: duas acusações de morte intencional - o equivalente a homicídio - bem como várias acusações de tentativa de causar morte intencionalmente, filiação a grupo terrorista, venda de armas, disparos contra pessoas e preparação de explosivos.

Os outros cinco fugitivos eram membros do grupo terrorista Jihad Islâmica Palestina (PIJ), são de Jenin e também cumpriam pena de prisão perpétua por uma série de ataques mortais contra israelitas.

O grupo terrorista Hamas, da Faixa de Gaza, elogiou a fuga dos seis terroristas num comunicado: "Eles conseguiram alcançar a sua liberdade, apesar de todas as medidas de segurança e restrições. É um ato de heroísmo, de coragem e vitória da força de vontade".

Veja o túnel

 

Norte de Israel Zakaria Zubeidi crime lei e justiça distúrbios guerras e conflitos política terrorismo
Ver comentários