Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Reguladores dos EUA aprovam doses de reforço da Moderna e Jansen e autorizam mistura de vacinas

A decisão da agência do medicamento americana era esperada esta semana.
Correio da Manhã 20 de Outubro de 2021 às 22:14
Vacina xx
Vacina xx FOTO: Luís Guerreiro
Os reguladores dos Estados Unidos aprovaram, esta quarta-feira, doses de reforço da Moderna e Jansen e autorizaram a mistura de vacinas contra a Covid-19.

Segundo a Reuters, a agência norte-americana do medicamento (FDA) autorizou que as pessoas possam escolher uma dose de reforço diferente da vacina original que tomaram.

A agência já tinha autorizado doses de reforço da Pfizer pelo menos seis meses após a primeira ronda da vacinação, de modo a aumentar a proteção de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, bem como a pessoas com doenças severas ou que são expostas ao vírus devido à profissão.

A FDA estava a enfrentar alguma pressão para aprovar a medida após a Casa Branca ter anunciado 
planos para uma ampla campanha de reforço da vacinação em agosto.

A reunião do painel inclui dados de um estudo no qual participaram 458 pessoas, que receberam combinações das vacinas Pfizer, Moderna e Jansen.

O estudo revelou que as pessoas que inicialmente recebiam a vacina da Jansen tinham uma resposta imunitária superior quando lhes era administrada uma dose de reforço ou da Pfizer ou Moderna. Segundo a investigação, a mistura de doses de reforço de diferentes tipos é segura em adultos.







Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Estados Unidos EUA Moderna Jansen Pfizer saúde Covid-19 FDA ciência e tecnologia pandemia vacinação
Ver comentários