Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Reino Unido inicia desconfinamento com reabertura de escolas a 8 de março

Pubs, restaurantes e cabeleireiros deverão poder abrir apenas em maio.
Correio da Manhã e Lusa 22 de Fevereiro de 2021 às 09:22
Clientes em shopping em Londres, no Reino Unido
Vacinação da Covid-19 no Reino Unido
Clientes em shopping em Londres, no Reino Unido
Vacinação da Covid-19 no Reino Unido
Clientes em shopping em Londres, no Reino Unido
Vacinação da Covid-19 no Reino Unido

O Reino Unido prepara-se para começar a levantar algumas das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

As escolas - primárias e secundárias - vão reabrir a 8 de março e os ajuntamentos até seis pessoas passarão a ser permitidos no exterior a partir de 29 de março, avançou esta segunda-feira o ministro Nadhim Zahawi. Os estabelecimentos escolares terão permissão para reiniciar desportos ao ar livre, bem como outras atividades.

"Trata-se de uma reabertura gradual em toda a Inglaterra, não regional", afirmou em entrevista à Rádio LBC.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tornar público o roteiro para o desconfinamento faseado em Inglaterra, começando pelo regresso às aulas presenciais, a 08 de março, e algum contacto social ao ar livre.  

Os detalhes serão apresentados numa declaração no Parlamento esta tarde, seguida por uma conferência de imprensa no final do dia, mas Johnson vincou que o alívio das restrições vai ser feito "cautelosamente", com base em fatores epidemiológicos, de saúde, sociais e económicos. 

"As nossas decisões serão tomadas com base nos dados mais recentes para cada etapa, e seremos cautelosos nessa abordagem para não desfazer o progresso que alcançámos até agora e os sacrifícios que cada um fez", disse, num comunicado.

Johnson disse que os quatro critérios de avaliação, nomeadamente o avanço da vacinação, a redução do número de hospitalizações e do número de casos e o controlo da ameaça de novas variantes do vírus, estão a ser cumpridos, pelo que as aulas presenciais podem ser retomadas. 

A partir de 08 de março, também será possível a residentes em lares de idosos receberem um visitante e permitido a duas pessoas encontrarem-se ao ar livre, para um café ou para socializar. 

De acordo com o jornal The Guardian, espaços públicos dedicados à prática desportiva, como campos de ténis, de golfe e ringues serão reabertos.


No final de abril, a segunda fase de desconfinamento deverá permitir a reabertura de alguns hotéis com restrições. 

Em meados de maio, os pubs e restaurantes deverão poder abrir, embora com limitação para os grupos. Cabeleireiros e esteticista também deverão reabrir os espaços nesta terceira fase.

Matt Hancock, Secretário da Saúde, mostrou-se otimista com a possibilidade de as férias de verão serem permitidas no Reino Unido, de forma a ajudar o setor do turismo. 

O Governo britânico pretende inocular todos os adultos com a primeira dose da vacina contra a covid-19 até 31 de julho.

Inglaterra entrou em confinamento a 04 de janeiro devido a uma súbita vaga de infeções causada por uma nova variante do coronavírus que causa a covid-19, tendo o Governo ordenado as pessoas para ficarem em casa, exceto para fazerem compras essenciais, exercício ou trabalhar. 

Devido à regionalização dos poderes, as regras são diferentes na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, onde os confinamentos começaram mais cedo, ainda em dezembro. 

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Reino Unido Covid-19 política turismo governo (sistema) economia negócios e finanças vacinação restrições
Ver comentários