Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Será necessária uma eventual vacina contra a nova variante Omicron da Covid-19? Cientistas estão a investigar

Variante Omicron pode colocar em causa a estratégia de combate ao vírus da Covid-19, que está a registar subidas em toda a Europa.
Correio da Manhã 28 de Novembro de 2021 às 10:23
A carregar o vídeo ...
BioNTech e Pfizer esperam ter em 15 dias resultado de estudo sobre nova variante da Covid-19
Com a chegada da nova variante da Covid-19, Omicron, a eficácia da vacina é colocada em causa... será que esta variante vai derrubar a eficácia do processo de vacinação atual? E se sim, quanto tempo pode demorar até termos uma nova vacina mais eficaz?

Apesar do impacto da nova variante nas vacinas contra a Covid-19 ainda não ser conhecido, os cientistas estão a colocar em causa a sua eficácia, segundo noticiou o jornal The Telegraph.

A BioNTech, a empresa alemã responsável por trazer ao mundo a vacina da Pfizer contra a Covid-19, alegou esta sexta-feira que no espaço de "duas semanas" iria conseguir averiguar a necessidade de uma nova vacina e que, depois disso, precisaria de três meses e alguns dias para a produzir. "A Pfizer e a BioNTech irão tomar medidas para adaptar a vacina de mRNA à nova variante em seis semanas e enviar lotes novos no espaço de 100 dias", avançou a empresa.

As vacinas de mRNA, como a Pfizer e a Moderna, são de fabrico mais rápido do que as convencionais. Poderemos esperar, na eventualidade de ser necessária uma nova vacina, que esta esteja disponível no final de fevereiro.

Os especialistas alertam que existem alguns obstáculos no processo de criação da nova vacina, como a eventual necessidade da mesma ser testada em humanos e o facto de ser necessário mais do que "um ajuste" à vacina anterior para criar uma nova.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Omicron da Covid-19 Pfizer BioNTech saúde questões sociais vacinas Delta
Ver comentários