Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Sismo de magnitude 6,0 sentido no Japão

Não foi dado o alerta de tsunami na sequência do terramoto.
20 de Agosto de 2016 às 12:19
Sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter
Sismo de magnitude 6,0 na escala de Richter FOTO: Getty Images
Um sismo de magnitude 6,0 (escala de Richter) foi sentido este sábado no Japão, de acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS), mas as autoridades do país ainda não relataram se há vítimas ou danos materiais.

O terramoto teve o seu epicentro ao largo do litoral norte do país, a 167 quilómetros da cidade de Miyaki, segundo o USGS.

Não foi dado o alerta de tsunami na sequência do terramoto, que ocorreu a cerca de dez quilómetros de profundidade, segundo a agência meteorológica japonesa.

O Japão foi sacudido por tremores dois dias consecutivos, já que na sexta-feira um sismo de magnitude 5,3 na escala de Richter ocorreu ao largo da cidade de Ibaraki, ao sul de Fukushima, sem produzir danos materiais ou vítimas.

A escala de Richter, que mede a magnitude dos sismos, vai até ao valor 10. Um abalo de 6,0 é considerado forte.

O forte sismo que ocorreu no Japão em março de 2011 - com epicentro a 130 quilómetros da costa leste da península de Oshika, na região de Tohoku, e com magnitude de 8,9 na escala de Richter - provocou um tsunami e causou a morte de 18 mil pessoas, danificando ainda gravemente a central nuclear de Fukushima.

Grande parte do arquipélago do Japão também se encontra hoje em alerta pela proximidade de vários tufões, que estão a deixar o clima instável, provocando muita chuva em grande parte do centro e do norte do país.

A agência meteorológica japonesa alertou hoje para a possibilidade de inundações e deslizamentos de terra nas zonas oriental e setentrional do país antes da chegada do tufão Kompasu, prevista para as próximas horas.

Além da região norte e centro, o sul do país prepara-se também para a chegada do tufão Lionrock.
Richter Japão Instituto Geológico dos Estados Unidos USGS Miyaki sismo
Ver comentários