Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Sturgeon avança com novo referendo de independência na Escócia

Partido Nacional Escocês falhou a maioria absoluta mas tem apoios dos Verdes para uma nova consulta independentista.
Ricardo Ramos 9 de Maio de 2021 às 10:08
Sturgeon
Sturgeon FOTO: RUSSELL CHEYNE/Reuters
Apesar de o Partido Nacional Escocês não ter conseguido alcançar a desejada maioria absoluta no Parlamento de Edimburgo, a primeira-ministra Nicola Sturgeon reiterou este sábado a promessa de realizar um novo referendo de independência, abrindo um tenso braço de ferro com o PM britânico, Boris Johnson, que já garantiu que fará tudo ao seu alcance para travar a consulta.

O SNP, de Sturgeon, venceu de forma clara as eleições regionais de quinta-feira na Escócia, mas ficou a dois lugares da maioria absoluta. Poderá contar, no entanto, com o apoio parlamentar dos Verdes, que são igualmente favoráveis à independência. Juntos, os dois partidos têm uma maioria mais do que suficiente para aprovar a legislação sobre uma nova consulta independentista.

“Numa democracia normal, os partidos que prometem algo e são eleitos devem cumprir as suas promessas”, afirmou Sturgeon à BBC após ter sido declarada vencedora.

O governo britânico tem de autorizar a realização de um referendo independentista, e Boris Johnson já garantiu que não o fará. Sturgeon prometeu que não organizará um referendo ilegal e unilateral como o da Catalunha, mas promete recorrer à Justiça se o governo britânico “não reconhecer a democracia escocesa”. No referendo de 2014, o ‘não’ à independência venceu por 55%-45%.



Ver comentários