"O Emirado Islâmico ordena a todas as suas forças que esperem às portas de Cabul, que não tentem entrar na cidade", disse no Twitter Zabihullah Mujahid, um porta-voz dos talibãs.
"Há combatentes talibãs armados na nossa vizinhança, mas não há combates", disse à AFP um residente de um subúrbio oriental da capital.
O governo afegão prepara-se agora para uma transferência pacífica de poder de Cabul com os talibãs, avançou este domingo o ministro do interior afegão Abdul Sattar Mirzakwal. Um porta-voz dos talibãs disseram ao canal de notícias Al-Jazeera que o movimento extremista islâmico "espera uma rendição pacífica da cidade de Cabul".
Ao início da manhã, os talibãs tomaram a cidade afegã oriental de Jalalabad, deixando apenas Cabul, a capital, por tomar. Os Estados Unidos já iniciaram a evacuação da embaixada na capital afegã, avançou a agência Reuters e Associated Press.
"Acordámos esta manhã com as bandeiras brancas dos talibãs por toda a cidade. Eles estão na cidade. Eles entraram sem lutar", disse Ahmad Wali, residente em Jalalabad, à agência de notícias France-Presse (AFP).
O movimento extremista islâmico também reivindicou a conquista da cidade. "Há momentos, os mujahidines entraram em Jalalabad, a capital da província de Nangarhar. Todas as áreas estão agora sob o seu controlo", disse Zabihullah Mujahid, um dos seus porta-vozes.