Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo

Televisão pública chinesa termina boicote e volta a transmitir NBA

"Luta pela liberdade. Força Hong Kong" afirma o diretor-geral dos Houston Rockets.
Lusa 30 de Março de 2022 às 11:13
Basquetebol
Basquetebol FOTO: Getty Images
A televisão pública chinesa transmitiu esta quarta-feira em direto o primeiro jogo da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), após mais de um ano de boicote à competição, motivado por uma publicação no Twitter sobre Hong Kong.

Em outubro de 2019, o diretor-geral dos Houston Rockets na altura, Daryl Morey, publicou uma mensagem naquela rede social de apoio às manifestações, por vezes violentas, contra a lei da extradição na região especial administrativa da China.

"Luta pela liberdade. Força Hong Kong", escreveu Morey, o que provocou a retaliação das autoridades chinesas, com o canal de televisão estatal CCTV a suspender a transmissão de jogos da NBA, apesar de ter aberto uma exceção nas duas últimas partidas das finais, em outubro de 2020.

Pela primeira vez desde aquela data, hoje (madrugada de terça-feira nos Estados Unidos), a CCTV transmitiu em direto um encontro da mais importante liga mundial de basquetebol, entre Los Angeles Clippers e Utah Jazz, que a equipa californiana venceu por 121-115.

Apesar do boicote, o grupo chinês de tecnologia Tencent, com o qual a NBA mantém uma parceria, continuou a transmitir os jogos da competição, mas mediante pagamento, abrangendo, por isso, uma audiência muito mais reduzida.

Twitter NBA Liga Norte-americana de Basquetebol Hong Kong Daryl Morey CCTV desporto basquetebol
Ver comentários
}