Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

"Transmissão da Covid-19 por ar é esmagadora": o alerta dos especialistas à OMS

Transmissão do vírus por parte de doentes assintomáticos é considerada uma das principais em todo o mundo. 
Correio da Manhã 18 de Abril de 2021 às 17:10
Tossir
Tossir FOTO: Getty Images

Especialistas de alguns países no mundo defendem que há fortes indícios que a Covid-19 seja transmissível, essencialmente, através do ar. Seis especialistas do Reino Unido, EUA e Canadá defendem esta teoria num artigo publicado na revista médica The Lancet.

A equipa, liderada por Trish Greenhalgh, da Universidade de Oxford, analisou os dados da pesquisa e identificou 10 linhas de evidência que sustentam o domínio da transmissão por vias aéreas. Um dos casos mencionados pelos especialistas é respetivamente ao coro de Skagit, em Washington, onde 53 pessoas foram infetadas a partir de um único caso positivo. 

Os responsáveis sustentam que os estudos confirmam que eventos desta natureza "não podem ser explicados adequadamente pelo contacto próximo ou pelo toque em superfícies ou objetos partilhados. Além disso, as taxas de transmissão de SARS-CoV-2 são muito mais altas em ambientes fechados do que ao ar livre, e a transmissão é bastante reduzida com ventilação interna".

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Ver comentários