Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Troca de palavras quase provoca colisão entre aviões em aeroporto de França

Incidente envolveu avião proveniente dos EUA e uma aeronave que se preparava para descolar no aeroporto de Charles de Gaulle, Paris.
Correio da Manhã 21 de Julho de 2021 às 21:17
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris
Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris FOTO: Getty Images

Uma confusão entre palavras quase provocou um acidente entre dois aviões no aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, França.

O incidente remonta a esta terça-feira, dia 20 de julho, quando um avião, proveniente de New Jersey, nos EUA quase chocou com uma outra aeronave que se preparava para descolar com destino a Málaga, em Espanha.

De acordo com o relatório da autoridade francesa de investigação de segurança aérea para a aviação civil, citado pela CNN, os aviões encontravam-se a descolar a partir do lado direito da pista 9 e a aterrar na mesma pista, mas no lado esquerdo.

Segundo a mesma fonte, o controlador aéreo pediu ao avião da United Airlines para pousar no lado direito, quando este se preparava para aterrar no lado esquerdo. O piloto recorreu à palavra "entendido" (understand, em inglês) para confirmar a mudança de pista. No entanto, e de acordo com as regras impostas na aviação, o piloto deveria ter recorrido à palavra "confirmar" (confirm, em inglês) para confirmar a aterragem.

O controlador aéreo deu luz verde à descolagem do avião que se encontrava preparado em pista. No entanto, o Airbus A320 da EasyJet acabou por dar o alerta para a aproximação do outro avião.

A aeronave da United Airlines acabou por conseguir evitar a aterragem, num momento em que se encontrava a pouco mais de um quilómetro da pista. No momento em que se cruzaram, as aeronaves ficaram separadas por cerca de 90 metros.

Charles de Gaulle França Paris United Airlines acidentes e desastres transportes aviação acidente aéreo
Ver comentários