Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

União Europeia caminha para vírus se tornar endémico, mas ainda não está nessa fase, diz EMA

"Ninguém sabe exatamente quando se chegará ao fim do túnel, mas chegaremos lá e o que é importante", disse Agência Europeia de Medicamentos.
Lusa 11 de Janeiro de 2022 às 16:03
Coronavírus
Coronavírus FOTO: Getty Images
A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) disse esta terça-feira que a União Europeia (UE) está "a caminhar" para que o vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, se torne endémico, principalmente devido à variante Ómicron, mas "ainda não está nessa fase".

"Ninguém sabe exatamente quando se chegará ao fim do túnel, mas chegaremos lá e o que é importante e o que estamos a ver é que estamos de facto a caminhar para que o vírus se torne mais endémico, mas penso que não podemos dizer que já atingimos esse estatuto", declarou o chefe da Estratégia de Ameaças Biológicas para a Saúde e Vacinas da EMA, Marco Cavaleri.

Falando na primeira conferência de imprensa do ano da agência europeia, Marco Cavaleri assinalou que "o vírus continua a comportar-se como um vírus pandémico e as emergências relacionadas com a Ómicron mostram claramente [...] que ainda se trata de uma pandemia".

Ver comentários