Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Variante Ómicron foi detetada na Holanda antes dos voos vindos da África do Sul

Variante foi encontrada em duas amostras de teste que foram colhidas nos dias 19 e 23 de novembro, disse o Instituto Nacional de Saúde Pública.
30 de Novembro de 2021 às 11:53
Amesterdão
Amesterdão
As autoridades de saúde holandesas revelaram esta terça-feira que a variante Ómicron foi detectada na Holanda antes de dois voos chegarem da África do Sul na semana passada transportando o vírus.

Pelo menos 14 pessoas infetadas com a nova variante da Covid-19 chegaram a Amesterdão vindos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo no dia 26 de novembro, mas agora há dados que sugerem que o vírus já estava no país antes desta data. 

"Encontrámos a variante do coronavírus Omicron em duas amostras de teste que foram colhidas nos dias 19 e 23 de novembro", disse o Instituto Nacional de Saúde Pública, citado pela Reuters. "Ainda não está claro se estas pessoas visitaram a África Austral".

Cerca de 61 dos mais de 600 passageiros que chegaram em voos vindos da África do Sul testaram positivo para Covid-19 na sexta-feira passada.

As autoridades holandesas estão a tentar encontrar e testar cerca de 5 mil outros passageiros que viajaram da África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia ou Zimbábue, para tentar travar a propagação da variante.
Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
África do Sul Ómicron Holanda Covid-19 relações internacionais
Ver comentários