Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Viajar para o Reino Unido só com passaporte. Cartão de cidadão deixa de ser válido

Novas regras a 1 de outubro são consequência da saída do Reino Unido da União Europeia.
23 de Setembro de 2021 às 12:50
Avião
Avião FOTO: João Miguel Rodrigues

Os cidadãos da União Europeia (EU), do Espaço Económico Europeu (EEE) e da Suíça já não vão poder usar apenas o Cartão de Cidadão para entrar no Reino Unido a partir de 1 de outubro. O país, que saíu da União Europeia, alerta que os cidadãos da EU, do EEE e da Suíça que queiram viajar para o Reino Unido não precisam de visto mas sim de um passaporte válido para todo o tempo que pretendam permanecer no país.

No entanto, há algumas exceções como a licença de trabalho fronteiriço, se é S2 HealthCare Visitor (seguro de saúde britânico) ou se é cidadão suíço e tem visto de prestador de serviços. Se cumprir um destes requisitos pode continuar a viajar para o Reino Unido apenas com o Cartão de Cidadão até pelo menos 31 de dezembro de 2025.

Viagens de negócios

Viajar para o Reino Unido em negócios continua a ser possível sem precisar de visto, podendo permanecer até seis meses no país. Durante a estadia é-lhe permitido participar em diversas atividades como reuniões, eventos e conferências.

No entanto, não pode participar em trabalho remunerado ou não remunuerado para uma empresa britânica ou como autónomo; fazer um estágio ou colocação profissional e vender diretamente ao público ou fornecer bens e serviços.

O Reino Unido saiu da União Europeia a 31 de janeiro de 2021. 

Ver comentários