Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
4
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Alfredo Leite

A derrota de Murdoch

Magnata da imprensa antecipou queda do monstro que ajudou a criar.

Alfredo Leite(alfredoleite@cmjornal.pt) 11 de Novembro de 2020 às 00:32
Quando sentiu que o tapete da vitória lhe começava a fugir, Donald Trump pediu à poderosa e conservadora rede de televisão Fox que evitasse tratar o opositor Joe Biden por presidente-eleito. O apelo tinha uma razão, que Trump não entendia. Enquanto meios fortemente críticos do presidente, como a CNN, o ‘New York Times’ ou o ‘Washington Post’, analisavam com prudência os resultados (então cruciais) no Arizona, a Fox dava como certa a vitória de Biden naquele estado, o que colocaria o democrata a um passo da Casa Branca.

É possível imaginar a irritação de Trump. Afinal, foi a Fox que o catapultou para a vitória de 2016 e que durante quatro anos branqueou o errático e autocrático presidente. Uma observação atenta aos meios que, como a Fox, são propriedade de Rupert Murdoch permitiria antever que o poderoso magnata da imprensa se preparava para a queda do monstro que ajudou a criar. Antes da derrota ser clara pela contagem de votos, o ‘New York Post’, talvez o meio em que Murdoch mais diretamente interfere, enchia toda a primeira página com uma foto de Biden e a profecia de que seria ele o próximo presidente da América. Dois dias após as eleições, o mais influente diário económico dos EUA, o ‘Wall Street Journal’ (outro cabeçalho da News Corp. de Murdoch) escrevia em editorial que “Trump tem o direito de recorrer à Justiça, mas terá que mostrar provas de fraude eleitoral”.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes