Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Ana Gomes

So help us God!

Ideologia de Trump é o excecionalíssimo americano levado ao extremo.

Ana Gomes 21 de Janeiro de 2017 às 00:30
No momento em que escrevo estas linhas, Trump pede a Deus que o ajude nas funções que acaba de assumir e eu peço a todos os deuses que nos ajudem, porque temo que vamos precisar.

Gostaria de enganar-me, mas temo que a Administração Trump tenha as mais devastadoras consequências para a segurança global. Trump não tem ideologia a não ser a do excecionalíssimo americano levado ao extremo. O protecionismo que anuncia significa guerra e não apenas comercial. Relativamente à Europa é determinado pela agenda de Putin que visa a destruição  da NATO e a anulação da UE.

Trump pode até vir a entrar em conflito com a Rússia, mas entretanto ser-lhe-á instrumental.

 A vitória de Trump deve-se ao ressentimento popular com décadas de governação dominada pela ideologia neoliberal desreguladora ao serviço dos grandes interesses económicos em detrimento dos trabalhadores - é o que explica a recetividade de setores da sociedade americana, e também das europeias, a agentes populistas que prometem mudanças revolucionárias contra o sistema. Mas como se viu até pelo desconchavado discurso de Trump, não há plano revolucionário nenhum. Só voluntarismo anarquista. So help us God!
Ana Gomes opinião
Ver comentários