Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

André Ventura

As 50 sombras de Sócrates

O “fim do segredinho” pode revelar-se o maior presente envenenado da justiça ao poder político desde o 25 de Abril.

André Ventura 28 de Setembro de 2015 às 00:30
As eleições legislativas do próximo domingo estão envoltas, sem margem para dúvidas, numa imensa névoa que paira sobre os candidatos e sobre os eleitores: o Processo Marquês! O animal feroz não perdoa a falta de solidariedade do atual inquilino do Largo do Rato aquando da sua detenção e ao longo dos nove meses de prisão preventiva e tem dado provas disso mesmo: a divulgação de uma animada foto de convívio em casa, com o núcleo socrático, após um debate em que Costa se demarcou expressamente do programa de grandes obras públicas dos governos Sócrates, é prova inequívoca disso mesmo.

Não bastava o complexo processo político, o desenrolar do caso na justiça pode bem vir a traduzir-se no maior problema do PS nos tempos que correm. Aquilo a que João Araújo chamou "o fim do segredinho" e que tantos consideraram a primeira grande vitória de Sócrates pode revelar-se o maior presente envenenado da justiça ao poder político desde o 25 de Abril. O fim do segredo trará para as páginas dos jornais escutas e testemunhos comprometedores. Pelo meio, certamente, conversas do antigo primeiro-ministro com vários dirigentes, antigos e atuais, e quem sabe com o próprio António Costa.

O fantasma prepara-se para assombrar tudo e todos à sua volta, sabendo que quer António José Seguro quer o núcleo mais próximo de Sócrates celebrarão efusivamente o fim da carreira política do antigo homem forte de Lisboa, caso este perca o ato eleitoral. Não sei se António Costa leu ou não o popular e controverso romance de E.L. James. Tenha-o feito ou não, acabou por estar no epicentro de uma gigantesca história que chama a si o passado e o presente de Sócrates. E, se o cenário que se tem vindo a consolidar nas sondagens das últimas semanas não se alterar, o líder do Partido Socialista pode bem vir a ser a primeira grande vítima das 50 sombras de José Sócrates. Sombras que vieram para ficar...com alguns requintes de masoquismo e exuberância. 

A personalidade
Seleção de hóquei
Num país em que domina o futebol, a revalidação do título de campeã do Mundo de sub-20 da equipa treinada por Luís Duarte é uma excelente notícia e um enorme orgulho para todos os portugueses. Grande esperança!

Positivo: Catalunha a votos
A região espanhola da Catalunha expressou ontem a sua vontade democrática, sem sobressaltos nem contratempos, num pleno exercício de liberdade

Negativo: Escândalo Volkswagen
O gigante alemão de automóveis está no centro de um enorme escândalo referente à manipulação e fraude na emissão de poluentes. Ganância e insensibilidade que será difícil esquecer.
opinião André Ventura Processo Marquês Costa Sócrates líder do Partido Socialista Catalunha Luís Duarte
Ver comentários