Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

André Ventura

Estado de emergência, já!

Sem revisão constitucional, apenas a declaração de Estado de Emergência poderá ajudar Portugal nesta batalha.

André Ventura 16 de Março de 2020 às 00:30
Fomos tremendamente negligentes na avaliação que fizemos e nas precauções que (não) tomámos. Quando podíamos e devíamos ter-nos preparado – diante dos cenários chinês, coreano e italiano – para o pior, acreditámos que a ameaça acabaria por morrer ou atenuar, como que por milagre divino. Apesar dos alertas de profissionais de saúde por todo o mundo, de vários laboratórios europeus e da simples estatística do crescimento das infeções, acreditámos que não chegaria desta forma tremendamente violenta às nossas vilas e cidades. Chegou!

Agora temos de reagir, rapidamente e em força, se não queremos ser uma espécie de nova Itália. Se há umas semanas não se queriam tomar decisões por receio do impacto económico das mesmas, essa justificação não existe mais. O mal está feito. É preciso agir rapidamente. Continuam a chegar a Portugal passageiros, por via aérea e terrestre, oriundos de Espanha e França, dois dos países europeus com maior taxa de incidência do vírus. Continuam a permitir-se concentrações absolutamente irresponsáveis de pessoas. A mobilidade de e para as grandes cidades continuará a propagar de forma acelerada a transmissão do covid-19.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes