Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Magalhães

Por favor, não matem o VAR

Como disse Varandas, o tempo não pode andar para trás.

António Magalhães 26 de Janeiro de 2019 às 00:30
O apelo que vai em título não é desesperado mas é sentido. Depois da onda de indignação que se seguiu ao clássico FC Porto-Benfica e do Braga-Sporting, que conduziu inclusivamente a pedidos para acabar com o vídeo árbitro, convém que se comece a arrefecer o discurso para acalmar os espíritos mais revoltados e radicais que ainda podem levar a que se cometa algum disparate. Estamos todos de acordo que a utilização do VAR precisa de ser melhorada, mas decretar a inutilidade da ferramenta é querer voltar à "idade da pedra". E essa posição só pode ser motivada por dois factores: ignorância ou interesse para que o futebol volte a ser menos transparente. Como disse Frederico Varandas, adotando uma postura moralista que veremos se resiste a um penalizador erro do VAR, há um tempo que não pode voltar para trás.

Peguemos nos casos mais polémicos dos dois jogos e na análise que seis especialistas de arbitragem fizeram nos três jornais desportivos: quase unanimidade (5-1) na validação do golo de Seferovic e que deveria ser marcado penálti por falta sobre Coates; divisão de opiniões (3-3) no fora-de-jogo que tirou o 2-2 ao Benfica e na falta de Dyego Sousa que tirou o 2-1 ao Braga; e maioria (4-2) a considerar penálti de Ruben Dias sobre Corona e a avaliar como legal o roubo de bola de Oliver a Gabriel que deu o 1-0 ao FC Porto. Refira-se que nalgumas situações, os especialistas utilizam expressões como "aparentemente", "parece que" e "dificílimo" nas apreciações que sustentam as suas posições. Perante este quadro, não acham que houve alguns acessos de fúria injustificáveis?

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
António Magalhães Opinião
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes