Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
8
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Sousa Homem

Lições de filosofia política

Como se sabe, sem culpa não há civilização.

António Sousa Homem 16 de Maio de 2021 às 00:30
Como se sabe, sem culpa não há civilização. Isto é uma coisa que surpreende tanto a minha sobrinha Maria Luísa – a eleitora esquerdista da família – como há 70 anos faria sucumbir a Tia Benedita, matriarca miguelista dos Homem das suas últimas e várias gerações. Nas minhas visões desajustadas do areal de Moledo, imagino que ambas podem ser vistas a passear de braço dado e em plena concordância; ambas defendem um mundo sem culpa. É certo que o mundo de Maria Luísa (a acreditar em tudo o que ela acreditou em tempos) seria um tríptico onde sexo, virtude, maneiras à mesa e tabus venerandos são descompostos para felicidade das gerações presentes e vindouras para que todos sejam felizes e vivam em sinceridade plena e angustiante. O assunto passou-me ao lado; presentemente não me afecta nem me desilude, pelo simples facto de me restar um período de vida que pretendo dedicar a coisas simples e tão banais como a jardinagem, a leitura de inutilidades e o controlo das coronárias.

Já no caso da Tia Benedita, o seu mundo não comporta senão a culpa original com que nascemos e percorremos as angustiantes e incómodas etapas da vida – porque tudo o resto é dividido com grandiosidade: os maus carregam a culpa, porque alguma coisa os fez maus; os bons não carregam nada, porque são bons e não têm nada de que se desculpar.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Moledo Tia Benedita Maria Luísa Doutor Homem artes cultura e entretenimento questões sociais política
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes