Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
7
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

António Sousa Homem

Acerca do Verão em Moledo

Este ano, a Dra. Teresa ficará com a família na circunscrição de Caminha.

António Sousa Homem 9 de Agosto de 2020 às 00:30

Durante anos seguidos abençoei o Algarve. A descoberta e conquista daquele reino do Al-andaluz ocidental, aliás, foi uma bênção para o Alto Minho, que ficou entregue às pessoas do século passado, às sestas de Verão e à gastronomia miguelista, com as hordas democráticas e os estrangeiros do Norte da Europa a transferirem-se para Portimão. Este era um ambiente de pura felicidade até que as caravanas de frequentadores do Algarve regressavam – exaustos.

Entregues às "neblinas matinais", aos ventos amenos do fim da tarde, aos chuviscos extemporâneos e ao ardor das brasas com que se assavam as sardinhas de Vila Praia de Âncora, os banhistas de Moledo e seus arrabaldes mantinham o espírito dos Verões de outrora, delicados e poupados às canículas, dignos de nota quando se sucediam mais de dois dias em que se podia ler um livro à sombra da barraca de praia ou vestir manga curta a partir das nove da manhã. Aliás, Moledo conservou o estandarte da nacionalidade resumido em duas excentricidades de Verão – "os banhistas" e a "época balnear". Só havia "banhistas" nas praias do Alto Minho, tal como só havia "aquistas" nos hotéis das termas. E só se designava como "época balnear" aquele período oficial em que toda a actividade humana estava relacionada com as trabalhosas tarefas de preparar "o dia de praia", ou seja, por esta ordem: bivacar no areal, manter um casaco vestido, molhar os pés (com grande sacrifício para as resistências reumáticas), esperar pelo sol pleno de Agosto, sentir despertar o apetite e, finalmente, entrar na água até à cintura.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes