Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Aura Miguel

A primeira escolha

Papa dedicou o pontificado a Nossa Senhora após a eleição.

Aura Miguel 8 de Maio de 2017 às 00:30

A relação de Francisco com Nossa Senhora é muito evidente desde que foi eleito Papa. A procura de momentos ou de lugares de encontro com a Virgem tem sido uma constante no seu pontificado. Francisco foi o primeiro Papa que, depois de ser eleito, incluiu a Virgem no Conclave.

Na manhã depois da eleição, a 14 de março de 2013, quis ir já como Papa à Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, onde está o famoso ícone ‘Salus Populi Romani’, levar flores, rezar e consagrar o seu pontificado a Nossa Senhora. Só à tarde é que celebrou a missa de encerramento.

Vir ao Santuário em peregrinação é mais um gesto que mostra que a primeira escolha de Francisco passa sempre por ir até junto de Maria como peregrino. O facto de a mensagem ter sido entregue aos ‘pequeninos’ - a crianças de origens humildes - também é responsável pela forte ligação que o Papa tem a Nossa Senhora.

Ontem, disse na sua oração dominical, na praça de São Pedro: "Neste mês de maio, rezemos o terço, em particular, pela Paz, tal como pediu a Virgem de Fátima, onde irei em peregrinação daqui a poucos dias, por ocasião do centenário da primeira aparição." Levantou um pouco do véu da mensagem que poderá trazer a Fátima, dedicada à Paz, depois de uma visita tão significativa ao Cairo, no Egito.

Ver comentários
C-Studio