Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Bernardo Ribeiro

Árdua tarefa é fazer uma lista de convocados

Em cada esquina, em cada café, diria quase em cada português, há uma douta opinião sobre futebol.

Bernardo Ribeiro 22 de Maio de 2021 às 00:30
Em cada esquina, em cada café, diria quase em cada português, há uma douta opinião sobre futebol. É uma das magias deste jogo que nos apaixona, em que ainda é possível opinar sem pagar imposto, por muito que o ódio que tomou conta de algumas tribos às vezes impossibilite as amenas cavaqueiras. A convocatória de Fernando Santos é um dos temas em que são possíveis várias interpretações. Eu tenho a minha e o leitor a sua. Valem exatamente o mesmo. São opiniões.

Uma visão mais clara e desapaixonada espero que seja, no entanto, a do selecionador nacional. Porque na verdade ele é que sabe o que pretende da equipa no Europeu. E a justiça desportiva que todos defendemos, às vezes tem de ser mandada às malvas para que a ideia se sobreponha na prática. A chamada de William Carvalho, por exemplo, parece-me ser claramente um desses casos. Na teoria, a ultrapassagem do jogador do Betis a João Mário e Pizzi soa mal. É injusta mesmo. Mas como disse Santos, para ele "não há em Portugal mais nenhum jogador como William, com as mesmas características e que faça as mesmas coisas". Ora, se isto é verdade para o selecionador nacional, nós podemos concordar ou não. Mas é ele quem tem, repito, a ideia futebolística da seleção na cabeça. É ele quem vai escolher os onzes. É ele quem assumirá as consequências dos resultados. Ou seja, fazer uma lista de convocados não é fácil. Pelo contrário. E Fernando Santos fez a sua. De pleno direito.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
William Carvalho Fernando Santos desporto futebol política
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes