Barra Cofina

Correio da Manhã

Opinião
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já

Miriam Assor

Uma pá no penico

Durante um ano e meio viveu com um penico cheio. Chamou-a gorda. Fê-la sentir gorda.

Miriam Assor 12 de Junho de 2021 às 00:30
Durante um ano e meio viveu com um penico cheio. Chamou-a gorda. Fê-la sentir gorda. Disse-lhe que sentia nojo de gente gorda. Ter-lhe-ia mais amor se a gordura tivesse emigrado do físico. Amor. Os penicos cheios não sabem o que é amor. Só se amam aos próprios. Rita Marrafa de Carvalho fez nascer um texto difícil de ser escrito, certamente. Ler a sua vivência também não é canja.

Não é. As palavras que nos conta andam na mesma escola do boxe sem luvas; levar sem dar. Por dezoito meses dividiu casa e cama com um animal que lhe fiscalizou fatias de queijo, que no abraço pela fresca resmungava as suas adiposidades e que a ela, à Rita, só lhe faltava perder 10 quilos para que ao penico lhe parecesse ser o Evereste amoroso. Dizer, em tom de crítica, que foi demasiado tempo que se permitiu uma porta aberta de estrume no nosso solo e que se fosse connosco o galo cantaria de outra maneira são fantasias. Ninguém aguenta maus-tratos por gosto. Nem gente mal-amanhada da ria ri, por satisfação, quando o parceiro sente repulsa pela forma da sua forma. O penico não estava obrigado a gostar da Rita ou da Maria ou da Antónia.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Rita Marrafa de Carvalho interesse humano questões sociais artes cultura e entretenimento saúde
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes