Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
9
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Eduardo Cintra Torres

Fui ver cópias digitais de Van Gogh e Monet

Dão a conhecer a existência dos pintores. Monet passa de impressionista a impressionante.

Eduardo Cintra Torres 13 de Junho de 2021 às 00:30
Fui vê-las. Uma chama-se ‘Meet Vincent Van Gogh’. A outra chama-se ‘Impressive Monet & Brilliant Klimt’. Nem Van Gogh, nem Monet nem Klimt eram ingleses ou americanos ou australianos, mas a parolice dos títulos das iniciativas em inglês faz parte da menoridade a que muitos agentes e praticantes culturais portugueses se votam a si mesmos.

A iniciativa de Van Gogh não inclui nenhuma obra de Van Gogh. A de Monet e Klimt não inclui nenhuma obra de Monet e de Klimt. Porque não são exposições. São ‘produções’, como se auto-intitula a do magnífico Museu Van Gogh em Amesterdão. No Terreiro das Missas, em Belém, o barracão em que se apresenta esta ‘produção’ ajuda as crianças a crescerem para adultas e ajuda os adultos a brincar como crianças. É, por isso, uma ‘produção’ gira. Eu gostei. Pintei bonecos com o papel e lápis disponibilizados e fiz fotos das imagens digitalizadas e aumentadas de quadros ou parte de quadros de Van Gogh. Sentei-me num fardo de palha e super-emocionei-me a ver a recriação tridimensional, com móveis e cobertores, do quarto em Arles que Van Gogh imortalizou num quadro. O quadro é que é uma emocionante obra-prima, recriação não vale um caracol, mas dá para umas selfies.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes