Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Por Madrid

Resultados só provam que a classe média está bem e recomenda-se.

F. Falcão-Machado 8 de Maio de 2021 às 00:30
A conclusão a tirar das eleições para a Assembleia Autónoma da Comunidade de Madrid, ocorridas na passada terça-feira, é que nem sempre são de fiar as sondagens eleitorais. De facto, não se previa a derrota do PSOE (socialista), que passou a dispor de apenas 24 dos 136 lugares daquela Assembleia em vez dos 30 anteriores; nem a subida do Partido Popular (PP/ conservador) que de 30 lugares passou para 65! Prevê-se agora que o novo governo autónomo de Madrid, chefiado por Isabel Diaz Ayuso, seja aprovado pela Assembleia Autónoma. Para tanto, só é preciso que o partido Vox, da direita radical e com 13 mandatos, se abstenha.

As análises dos médias locais são prudentes face ao triunfalismo exibido pelos partidos da direita espanhola, os quais parecem excluir qualquer tipo de alternância democrática. Porém, o Unidas Podemos, da esquerda radical, manteve praticamente o mesmo resultado das eleições anteriores e o afastamento do seu líder, Pablo Iglésias, pode ser apenas uma manobra tática. Por outro lado, afigura-se que a esquerda, ao denunciar um "retorno ao fascismo", não entendeu que na realidade os resultados de Madrid só demonstram que a classe média está bem e recomenda-se.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes