Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

F. Falcão-Machado

Notas

Foram marcantes as imagens do funeral do príncipe Filipe de Edimburgo, do Reino Unido, passadas na TV.

F. Falcão-Machado 23 de Abril de 2021 às 00:30
Foram marcantes as imagens do funeral do príncipe Filipe de Edimburgo, do Reino Unido, passadas na TV. Imagens essas que, sendo testemunho de um modelo de cerimonial que – quem sabe? – talvez nunca mais se venha a repetir, espelhou bem o respeito do povo inglês pelos seus monarcas. Porém, o que mais poderá intrigar numa análise fria do evento é a espantosa capacidade da Coroa britânica para representar um poder que efetivamente não tem, mas que todos lhe atribuem. Caberia citar o poeta inglês T. S. Eliot: “É Inglaterra e parte alguma. Nunca e sempre.”

Menos noticiada foi a recente visita do primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, à Santa Sé, onde foi recebido pelo Papa Francisco. O encontro teve a ver com a visita que o Papa poderá fazer àquele sofrido país dentro em breve. O Líbano, cuja população é 40% cristã, atravessa atualmente uma grave crise económica a que acresce uma corrupção endémica e, mais recentemente, a praga do coronavírus. A tais infortúnios, junta-se a dificuldade de entendimento entre o primeiro-ministro Hariri (muçulmano sunita) e o presidente do Líbano, Michel Aoum (cristão maronita) quanto à nomeação de um novo governo. O país está há oito meses sem governo.
Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes