Barra Cofina

Correio da Manhã

Colunistas
2
Conteúdo exclusivo para Assinantes Se já é assinante faça LOGIN Assine Já
Piloto morre em corrida de motos no Estoril

Fernando Ilharco

Agradável demais

É melhor uma pessoa dar-se com gente agradável do que desagradável, mas tudo tem os seus limites.

Fernando Ilharco 16 de Maio de 2021 às 00:30
É melhor uma pessoa dar-se com gente agradável do que desagradável, mas tudo tem os seus limites. Ser agradável, especialmente ser muito agradável, nem sempre é o melhor, nem sempre é bom sinal. Se ser responsável, escrupuloso, autoconsciente, assim como ser aberto a novas experiências, são traços de personalidade que ajudam a ser mais bem remunerado na vida profissional, já o ser agradável, ser uma pessoa amável e simpática para os outros, ser alguém com quem se gosta de estar, pode não ajudar assim tanto. Uma investigação do European Commission Joint Research Centre, publicada este ano, mostra que este traço de personalidade, a agradabilidade, assim como o traço da neuroticidade, isto é, a baixa estabilidade emocional, tendem a estar associados a ordenados mais baixos.

A maneira de uma pessoa ser, muitas vezes, assenta na resposta dessa pessoa a medos inconscientes, que por um motivo ou outro se tendem a manifestar. São medos antigos e comuns à generalidade das pessoas. O primeiro relaciona-se com a necessidade de ser agradável: o medo de não se ser aceite pelos outros, de se ser excluído do grupo, dos iguais a nós. Outros medos são, por exemplo, o medo de não conseguir fazer o que aceitámos ou nos propusemos e assim cair no ridículo; e o medo de não controlar nem influenciar o que nos acontece. A motivação para fazer isto ou aquilo pode assentar na plausibilidade da diminuição de um ou mais destes medos antigos.

Exclusivos

Assinatura Digital

Acesso sem limites em todos os dispositivos Assinatura válida na APP Correio da Manhã Newsletters exclusivas E-paper antecipado no Quiosque Ofertas e descontos do Clube CM+
Assine já! 1€ no 1º mês
European Commission Joint Research Centre política economia negócios e finanças saúde economia (geral)
Ver comentários
Hoje nas bancas
Capa do Dia
A primeira página do Correio da Manhã e o acesso ao e-paper Ver todas as
primeiras páginas
CM+
O Correio da Manhã para quem quer MAIS conteúdos e vantagens
Assine já 1 mês/1€
  • Todo o conteúdo exclusivo sem limites nem restrições.
  • Acesso a qualquer hora no site ou nas apps.
  • Acesso à versão do epaper na noite anterior.
  • Clube CM+ com vantagens e ofertas só para assinantes